
De Antigua comprei os passeios para o Vulcão Pacaya e Lago Atitlan.
**VULCÃO PACAYA**
O vulcão fica um pouco mais perto de Guatemala City que Antigua, mas a diferença de distância é pequena, então optei por ficar só nessa cidade, que é mais turística, mais segura.
Minha própria pousada (Pousada de la Luna) fechou para mim, saem passeios de manhã e a tarde, como lá no verão quase todos os dias chovia no fim da tarde, optei por ir cedo. Paguei 10USD (passeio) + 50GQT (ticket na base do vulcão), saímos de Antigua as 6hrs.
Chegando à base do vulcão paga-se a taxa e junto com um guia é iniciamos a trilha, são cerca de 4km, considerada de dificuldade média, cerca de 1:30hr de subida, mas alugam cavalos para subir -são 100GQT para subir a cavalo e 100GQT para descer. E no decorrer da trilha, vão uns garotos levando os cavalos, então se na metade vc cansar pode alugar um (isso ocorreu com várias pessoas do meu grupo!).

Eu já fui com a intenção de alugar o cavalo para a subida, sou preguiçosa e a cavalo fui apreciando a paisagem, tirando fotos rsss. No início da subida fizemos uma parada para ver de cima e ouvir a explicação como a usina geotérmica funciona – fazem energia a partir do calor do vulcão.


O passeio não chega até a cratera, por ser perigoso e não ter trilha até lá. Em cima existe a “Lava Store”, uma loja que vendem semi-jóias com lava de vulcão petrificada, uma lembrança bem legal!

Andamos um pouco até os buracos em que é possível assar marshmellow com o calor do vulcão e assa mesmo!


Depois de um tempo, regressamos pela mesma trilha, optei por ir a pé, foi bem sossegado, escorreguei e caí sentada duas vezes apenas rsss.
Esse passeio classifico como imperdível, poder subir em um vulcão ativo algo muito raro para nós brasileiros; vale pela paisagem, pela experiência ou até mesmo por mais um “check” nas aventuras por ai.

**LAGO ATITLAN**

Esse passeio também fechei na pousada, foram 55USD + 100GQT do tour guiado, com direito a parar em 3 cidadezinhas.
Saímos de Antigua, às 5:30hrs com destino a Panajachel, são 120km e cerca de 2hrs de viagem, pois são mtas curvas.

A primeira parada foi Panajachel, uma mini cidade, com uma rua principal, alguns restaurantes, lojinhas, agências de viagem e lá pegamos o barco para San Juan La Laguna, lá nosso guia nos levou para conhecer uns ateliês com uns quadros pintados numa perspectiva típica de lá e também a uma Cooperativa de Mulheres Tecedoras que fazem verdadeiras obras de arte.


A segunda parada foi em San Pedro La Laguna, que é famosa pela “vida noturna”, era dia, não posso confirmar, vi diversos bares, mas não me pareceu nada muito animado e de dia visitamos apenas uma igreja. Lá é possível também subir o vulcão San Pedro.


A terceira parada é Santiago La Laguna, lá era o tempo reservado para o almoço, nosso guia induziu a comer em um restaurante X, não era nada demais, demais tivemos um tempo livre para passear pela cidadezinha.


Assim, não sei se foi o passeio que fechei, as paradas, mas não achei um passeio muito bom, daqueles imperdíveis, se você tiver bastante tempo na região ok, caso contrário eu não o faria e ficar para dormir nas cidadezinhas, para mim sem chances.

Commentaires