quarta-feira, 1 de abril de 2015

Entrevista do dia: Vaneza com Z

Vaneza, com Z! Essa é a entrevistada de hoje. Formada em turismo, atua hoje como funcionária pública e nas horas vagas escreve em seu blog “Vaneza com Z” sobre os encantos da Bahia! E nós batemos um papo com ela. Confira!


PUVSR: Para voce, qual é a melhor parte de viajar??
Vaneza: A viagem começa no planejamento. Esta é a parte que mais gosto e dá mais ansiedade. Chegar ao destino, talvez não seja tão especial, assim me divirto com o trajeto. Me alegro com que cada parte do planejamento está sendo concretizado. E quando de fato chego no lugar tão almejado, penso: obrigada meu Deus!

PUVSR: Prefere viajar sozinho ou acompanhado?
Vaneza: Sozinha. E na verdade, sempre temos companhia e sempre encontramos pessoas dispostas a tornar nossa viagem especial.

PUVSR: Quando viaja com alguém, quem escolhe o “próximo destino”?
Vaneza: Sempre estou organizando as viagens e o próximo destino, quer seja com a família ou com os amigos.




PUVSR: Alguma viagem mudou a sua vida... ou seu jeito de pensar e de ver o mundo?
Vaneza: Sim. A segunda vez que fui à Europa. Fui com outro olhar. Na primeira vez, sempre olhamos para cima, tudo é muito lindo, tudo é muito grandioso. Os prédios, os castelos, as igrejas, tudo nos deixa boquiabertos. Voltamos extasiados. Na segunda vez, olhamos mais para baixo. Parece que é outra cidade, mas não é. 
Daí, percebi que os problemas que enfrentamos são os mesmo. Nosso temores são os mesmos. Em menor ou maior grau. Assim, vi minha cidade com outros olhos. Enquanto uns falam mal, eu procuro ver Salvador de um lado positivo. 



PUVSR: Se tivesse que escolher um lugar para morar, qual seria?
Vaneza: A capital da alegria: Salvador.

PUVSR: O que mais gosta de fazer em Salvador nas suas horas vagas (dica para não turistas!!)
Vaneza: Humm... tem tanta coisa boa em Salvador...mas gosto muito de caminhar ou andar de bike na orla de manhã cedo. 

PUVSR: Agora uma dica para os turistas? Rs
Vaneza: Ah, aí é mais complicado ainda rsrs... Mas como você pediu uma dica, serei genérica. Isso vale não só para Salvador, pois o maior patrimônio da Bahia é o seu povo. Portanto, não se restrinja ver e tirar fotos dos pontos turísticos. Observe o povo baiano quando usar o transporte público pelo menos uma vez, quando for a Ribeira e sentar para tomar um sorvete na orla, quando for ao Pelourinho e ouvir o som dos tambores e não conseguir ficar parado, quando for ao museu e começar a bater papo com o guia, quando for ao Farol da Barra assitir o pôr do sol e ver que ninguém arreda o pé dalí tão cedo. Enfim, a dica é: interação.



PUVSR: Quais são as suas 3 maiores paixōes da sua vida (pessoas, coisas, lugares e hobbies)
Vaneza: Deus, minha família e meus amigos.


Quer saber mais sobre a Vaneza:

www.vanezacomz.blogspot.com.br
Facebook: vanezacomz

#PorUmaVidaSemRotina

13 comentários:

  1. Excelente entrevista!
    Sou soteropolitana e precisamos de pessoas assim que nos anima a valorizar o que temos (Salvador), mesmo com várias experiências no exterior. Pois quando inovamos em nossa cidade preservamos nosso história.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Vaneza, temos sim que valorizar nossa cidade, e quem melhor pra falar dela se não nós que vivenciamos !! Parabéns pela entrevista maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Vaneza, temos sim que valorizar nossa cidade, e quem melhor pra falar dela se não nós que vivenciamos !! Parabéns pela entrevista maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ler as matérias do blog "Vaneza com z" pois simpatizo com a forma que a autora traduz a visão de cada lugar para o leitor.E concordo como ela disse que ao ir pela segunda vez em um mesmo lugar,como na Europa no caso dela, é despertado em nós outras percepções e sensações que geralmente são mais profundas e especificas do que o primeiro contato com esses destino.

    ResponderExcluir
  5. Vaneza sua entrevista ficou "massa", gostei muito...o planejamento é sonho da viagem, curto muito as suas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Vaneza sua entrevista ficou "massa", gostei muito...o planejamento é sonho da viagem, curto muito as suas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Vaneza!
    Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  9. Viajar é preciso! Parabéns pelo trabalho e pelo reconhecimento!!!

    ResponderExcluir
  10. Prima parabéns vc é dez, ainda viajaremos juntos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista, pois viajar não e só a busca por um novo destino. , cultura diferentes nem só a realização de sonho e sim o encontro do auto conhecimento, de aprender a ver com outros olhos não só o que e belo. acompanho o blog da Van minha amiga parceria de profissão no turismo e aprendi a ver através de suas publicações uma forma diferente e gostosa de viajar sucesso sempre amiga bjkas

    ResponderExcluir
  12. Galerinha,
    Muito Obrigada!

    Marcella,
    Sua ideia foi show de bola. Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, Vaneza! Gostei da forma como você aborda a coisa toda. Gostei em especial quando falou dos "dois olhares" sobre a cidade já conhecida. Parabéns pela visão ampla e positiva que desenvolveu ao longo desses seus vinte e pouquinhos aninhos... Um beijo do Jeff.

    ResponderExcluir