sexta-feira, 6 de março de 2015

Perrengue no aeroporto

Quem nunca passou por um perrengue durante uma viagem que atire a primeira pedra!! A Agnes é especialista no assunto rs... ainda bem que eu lembro sempre dela e das suas aventurar... e tiro as minhas de letra rs!

E é assim que começo a minha viagem... e nada melhor do que começar os posts com o primeiro perrengue... O AEROPORTO.  Não é a primeira vez que passo por uma situação complicada... Mas acho que nunca passei tantas horas, vôos atrasados, cancelado, sem hotel, dormindo em um restaurante, e o pior, sem saber se no dia seguinte eu ia embarcar!!

E foi assim que aconteceu!!

Voo SP-NY: 5 horas de atraso porque o aeroporto de NY estava fechado por causa da neve
Ficamos tranquilos porque tínhamos tempo entre chegar, imigrar e pegar o próximo voo. Foi aí que nos enganamos... tivemos tempo de chegar, imigrar, comer... e chegar na sala de embarque.
Percebemos que a sala estava muito vazia e faltavam 20 minutos para iniciar o embarque. Então eu fui conferir o portão (se estávamos no local certo). E aí apareceu CANCELED!

Confesso que na hora me bateu um pequeno desespero! Sai correndo e avisei meus primos que o voo tinha sido cancelado (e o pior... eles acharam que eu estava zuando! hahah). Saímos desesperados em busca de informação e claro, ninguém sabia informar nada (eu sempre tenho esse problema quando estou nos EUA... e a falta de vontade do atendimento ao cliente!! Aqui está longe de ser o melhor país do mundo rs, na minha opinião). Tivemos que sair... pegar a mala (que já tinha sido jogada por lá)... e ir até o balcão de atendimento (que já estava com uma fila quilométrica... e ainda sem muitas informações). No meio da fila descobrimos que todos os voos de Bermudas estavam LOTADOS!!! E aí? O que fazer? Tínhamos hotel reservado, casamento sábado de manhã... e não tínhamos lugar para ficar em NY.

Resumindo, passamos 2 horas na fila e ainda depois meu primo teve que convencer a mulher de arrumar um voo no dia seguinte (hoje) porque tínhamos um casamento e não tínhamos como cancelar essa viagem (e eu achando que os cancelamentos do Pará no ano novo era um absurdo). Até que a mulher da American Airlines encontrou 3 lugares em um voo da Delta de manhã no dia seguinte. Pronto!! Tudo resolvido!! Ou não... 

Ela nos deu um voucher para trocar no balcão da Delta... e por desencargo de consciência, fomos na mesma hora confirmar... e adivinha?? A mulher marcou errado... e reservou o lugar para sábado de manhã!! Mais 1 hora no balcão da Delta tentando resolver esse pepino! Agora sim, tudo certo... voo confirmado para sexta de manhã! Era só arrumar um hotel para dormir e chegar bem cedinho no aeroporto! Mais um pequeno problema no meio do caminho... hotéis LOTADOS (tinha que ser um perto, se não teríamos problemas para voltar de manhã para o aeroporto).

Plano B: dormir no aeroporto. Primeiro tentamos pagar uma sala VIP. Mas não podíamos entrar com as malas... porque o despache não estava aberto! Seguimos um conselho de um guarda do aeroporto: ir para o terminal 4 e ficar no Diner. O que é isso? Uma lanchonete, com mesa e sofá! Tiro e queda! Conseguimos comer e tirar uma soneca até as 4am (tivemos que deixar uma gorjetinha para o garçom, claro)!

Acordamos, fizemos o checkin e esperamos o embarque!! 2 horas atrasado. Desesperador!!!!!
Nesse meio tempo, estávamos falando com o meu primo (o noivo) que ainda não chegou lá também rs! E ele teve uma historia engraçada: assim que ele ia embarcar, avisaram que tinha um vento muito forte para descer na ilha e tinham que tirar 12 pessoas do voo (os últimos a fazer o checkin). Ele disse que se desesperaram... mas conseguiram passar (eles não eram os 12 que foram descartados). Pelo menos agora é certo que os noivos estão chegando !

Bom, mas vamos lá!! Só quem passou por essas situações de voo cancelado... e horas no aeroporto... que entende (né Agnes?? rs). Mas vai aqui algumas dicas para tentar se controlar caso aconteça com você:

1. Primeira coisa, procure informação com alguém da companhia aérea (eu sei que nessa hora todo mundo some... mas procure, uma hora vai achar... nem que seja em um voo que esteja chegando e não saibam de nada)
2. Procure saber se o voo foi cancelado ou atrasado (são situações diferentes)
3. Caso o voo seja cancelado, vá o mais rápido possível tentar remarcar
4. Verifique onde estão as bagagens (porque geralmente eles jogam em um canto... e qualquer um pode pegar (claro que fora do BR as pessoas respeitam mais e há menos roubo... mas nunca se sabe ne?)
5. Tente manter a calma... vai demorar para resolver... e muitas pessoas estarão na mesma situação que a sua!
6. Caso o voo remarcado seja somente para o dia seguinte, a primeira opção é buscar um hotel próximo ao aeroporto. Se todos estiverem lotados, se informe onde é o melhor lugar para ficar dentro do aeroporto para passar a noite.
7. Com o voo remarcado, chegue cedo para o checkin e confirmar se está tudo certo!
8. Tente comer a cada 3 ou 4 horas... isso vai segurar um pouco o stress e o sono!
9. Use e abuse das redes sociais... internet... wifi... e passe o tempo!!!
10. E principalmente, se estiver sozinho ou acompanhado, tente manter a calma e o bom humor!

E agora estamos esperando aqui... loucos para chegar nessa ilha (que dizem ser paradisíaca). Acho que vai valer a pena essas 40 horas de aeroporto... espero!!

Um comentário: